Normalmente o ciclo menstrual possui duração média igual a 28 dias, podendo variar para mais ou para menos, dependendo do organismo (de mulher para mulher), ou variando em um mesmo organismo, em conseqüência de distintos fatores, por exemplo, emocionais, interferindo na taxa dos hormônios sexuais (folículo estimulante – FSH e luteinizante – LH).
Seguindo essa tendência, a ovulação ocorrerá por volta do décimo quarto dia (meio do ciclo), sendo perceptível através da elevação da temperatura corporal da mulher, oscilando cerca de 0,5 °C, normalmente estabilizada no patamar de 36,6 ° C, atingindo 37,0 °C após a liberação do óvulo pelo folículo.
Para se estimar o período fértil, também deve ser levada em consideração a viabilidade dos gametas: tanto o espermatozóide quanto o óvulo vivem em média 72 horas (03 dias) no interior da cavidade uterina.
Assim, os três dias anteriores (o décimo primeiro, segundo e terceiro dia) e os três seguintes (o décimo quinto, sexto e sétimo dia) da ovulação, são as prováveis datas propensas à gravidez.
Entretanto, não se pode descartar a possibilidade de inclusão do nono e do décimo oitavo dia, como momentos oportunos à fecundação dos gametas.
Portanto, aplicando-se o método da tabelinha, é possível estimar períodos para relações sexuais nas quais se deseja engravidar, bem como períodos em que se deseja evitar a gravidez.
Cuidado!
Sendo aconselhável e seguro usar outros métodos, como: a camisinha (este protegendo contra doenças sexualmente transmissíveis), DIU ou anticoncepcional hormonal (com indicação / prescrição médica).
Nenhum comentário:
Postar um comentário