quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os efeitos benéficos e maléficos do Sol



Proteger-se desde cedo dos efeitos nocivos do Sol é um bom investimento à saúde.
Vivemos em um país cuja incidência dos raios solares é significativa. Em razão de tal fato, temos formações vegetais incríveis, com diversos outros organismos vivos associados, formando a nossa rica biodiversidade.
É incontável o número de situações nas quais podemos citar a importância do Sol, o nosso astro maior, cuja inexistência inviabilizaria a vida em nosso planeta. No entanto, seus principais raios podem provocar certos danos à nossa saúde, a curto e longo prazo, caso não tomemos certos procedimentos de forma correta. Diante disso, é importante que os (as) educadores (as) de Ciências e Biologia trabalhem com seus alunos tal tema.
Inicialmente, sugere-se questionar aos alunos sobre os benefícios e malefícios que o Sol pode nos causar. Provavelmente, dentre os malefícios, será pontuada a questão de queimaduras; sendo interessante o (a) professor (a) dar continuidade ao tema a partir daí, informando, primeiramente, quanto aos principais raios solares:
- Raios infravermelhos: provocam a desidratação da pele e sensação de calor;
- Raios UVC: podem provocar cânceres e queimaduras solares, mas raramente alcançam a superfície de nosso planeta, uma vez que são bloqueados pela camada de ozônio;
- Raios UVB: atingem camadas mais profundas da pele e, em excesso, podem provocar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele;
- Raios UVA: principais responsáveis pelo bronzeamento solar, mas, em excesso, podem provocar o envelhecimento precoce, em razão da destruição de fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade da pele.
Para dar continuidade, peça para que apontem quais seriam as melhores condutas a fim de evitar tais problemas, anotando no quadro. Acrescente as informações que achar relevantes e procure explicar o porquê de cada medida, por exemplo:
- Sempre usar protetor solar: é importante porque bloqueia a ação dos raios ultravioleta - considerando também que os UVA sempre estão em atividade, durante o dia, independentemente do clima e horário;
- Reposição do protetor solar: mesmo protetores à prova d’água não são capazes de resistir ao suor, e todos eles têm um limite de proteção;
- Evitar o Sol das 10h às 16h: isso é necessário porque é nesse período que os raios UVB estão mais concentrados;
- Escolher bem o filtro solar: é necessário porque nem todos protegem as pessoas contra os raios UVA, uma vez que o fator de proteção, FPS, refere-se somente aos raios UVB. Quanto a isso, o ideal é que seja de FPS 15 ou de número maior, uma vez que confere maior durabilidade.
Para finalizar, aponte que cerca de meia hora de exposição diária ao Sol é suficiente para se ter seus efeitos positivos, desde que seguindo as condutas corretas, como as citadas nos parágrafos anteriores.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
fonte: escola brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário