quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Osteoporose

É uma doença que é caracterizada por uma diminuição óssea, o que leva a fragilidade nos ossos. Apesar de não ser uma doença exclusivamente da mulher, são nas mesmas que a doença mais se manifesta, estimula-se que um quinto das mulheres acima de 45 anos sofrem dessa enfermidade (principalmente na fase da menopausa). 

Ela é uma doença ocasionada por um processo natural, que começa a partir dos 35 anos de idade, todas as pessoas perdem massa óssea. 

Nas mulheres ela se torna mais grave durante o período da menopausa, durante esse período o organismo da mulher passar por uma serie de mudanças hormonais, pela falta do hormônio estrógeno (responsável pela estimulação da formação da massa óssea), decorrente dessa carência, há uma perda ainda maior da massa. 

Essa doença não tem cura, os sintomas quando surgem são dores, mas normalmente as pessoas que tem osteoporose ficam sabendo que estão com tal doença somente quando ocorre à primeira fratura, ela se torna mais grave quando o risco de fraturas aumenta.
Sua prevenção está focada no habito alimentar, você deve fazer uma alimentação balanceada, consumir muito cálcio (principalmente de leite e seus derivados), praticar exercícios físicos, etc. 

Por Eliene Percília 
fonte : escola brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário