Em relação ao aparelho digestivo, ocorre insuficiência pancreática, por obstrução dos ductos excretores da glândula, ocasionando síndrome de má-absorção, cirrose biliar, obstrução intestinal distal por estase fecal e, frequentemente, refluxo. Cerca de 10 a 15% dos pacientes com Fibrose Cistica apresentam a primeira manifestação digestiva da doença logo ao nascimento, quando ocorre o íleo meconial (obstrução intestinal nos primeiros dias após o nascimento) .
A doença pulmonar na fibrose cística é caracterizada por infecção endobrônquica associada a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPCO).
Na esfera genital, observa-se obstrução congênita dos vasos deferentes em praticamente todos os pacientes do sexo masculino. Nas mulheres, o muco cervical espesso e com características bioquímicas alteradas actua como "espermicida", resultando em infertilidade.
Entre os sintomas otorrinolaringológicos da Fibrose Cistica, descreve-se a produção de secreção salivar espessa ainda na infância, com dilatação e fibrose dos ductos glandulares.
A ocorrência de otite média nas crianças com Fibrose Cistica não é superior à observada em crianças normais.
A doença nasossinusal é a manifestação otorrinolaringológica clássica daFibrose Cistica, com elevada frequência de polipose nesses indivíduos, quer na infância quer na idade adulta. A ocorrência de sintomas nasossinusais é bastante variável, segundo os dados de literatura. Alguns estudos encontraram sintomas de rinorréia e obstrução nasal em mais de 65% dos indivíduos afetados, enquanto outros revelam que cerca de 90% dos indivíduos permaneciam assintomáticos.
As principais causas de óbito entre os pacientes com Fibrose Cistica são a insuficiência respiratória e o cor pulmonale, além da desnutrição resultante da síndrome de má-absorção.
Resumindo, os principais sintomas relatados pelos indivíduos com Fibrose Cistica são:
- Ausência de mecónio nos dois primeiros dias de vida;
- Atraso no crescimento;
- Infecções respiratórias persistentes como a pneumonia e sinusite;
- Respiração difícil;
- Insufeciência respiratória;
- Insufeciência cardíaca;
- Expectoração excessiva com muco;
- Tosse:
- Sibilâncias;
- Progressiva diminuição de resistência física;
- Perda de peso;
- Pele azulada;
- Pele salgada;
- Unhas em forma de baqueta de tambor;
- Barriga em forma de barril;
- Diminuição da capacidade reprodutora.
fonte: Fibrose cistica tudo sobre esta patologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário