domingo, 9 de janeiro de 2011

CABELOS CRESPOS


Para quem tem cabelos encaracolados e quer manter o visual bem natural, o cabeleireiro Fernando Fernandes aconselha o seguinte procedimento: umedeça os fios com água e aplique um creme leave-in (sem enxágüe) com protetor solar, que protege e condiciona os fios. "Faça uma hidratação por mês no salão e duas por semana em casa. Eu indico o creme Hair Repair da Style Curly-Ponto 9". Atenção: com esse produto é proibido usar touca térmica.
O cabeleireiro diz que a hidratação feita em casa, uma vez por semana, é fundamental para manter os cachos. Mas é preciso aplicar de maneira correta. "Separe o cabelo em mechas e aplique o creme massageando bem os fios. Não passe o produto no couro cabeludo, pois entope o bulbo capilar", ensina ele. Para manter a permanente, use gel específico para ativar os cachos.
O procedimento de limpeza dos cabelos é importantíssimo: use xampu apenas uma vez. Segundo Fernando, é um exagero reaplicar o produto. "Cabelos crespos devem ser lavados apenas duas vezes por semana. Para manter o corte em dia, apare as pontas a cada três meses", diz ele.
Para o cabelo curto, com 1.5 a 2 centímetros de comprimento, o cabeleireiro Fernando Fernandes diz que o ideal é fazer uma texturização. "É um relaxamento leve, que dá forma aos fios, deixando-os menos ondulados a partir da raiz." Para proteger o couro cabeludo, ele indica a aplicação do Grocomplex 3000, pomada da Luster´s Pink. E para completar o visual, aconselha a aplicação de um tonalizante Color Touch, da Wella, que ajuda a realçar os fios.
O cabeleireiro de São Paulo indica, para suas clientes o xampu americano Avlon, especial para cabelos crespos. Além de lavar, esse produto desembaraça os fios. "Para conseguir melhores resultados, isso deve ser feito debaixo do chuveiro com pente de dentes largos. Depois do enxágüe, o ideal é passar um creme leave-in (sem enxágüe). Os Leave-in Emulsão e o Leave-in Hair Dress da Style Curly-Ponto 9, estão entre os melhores", garante Fernando.

FAÇA A ESCOLHA CERTA DE SEU CABELEIREIRO

Para ficar satisfeita depois de um relaxamento ou alisamento, só tem um jeito: cair nas mãos de um bom profissional. Para ajudar você a encontrá-lo, damos 8 dicas de como selecionar o salão de seus sonhos.
Confesse. Ao entrar pela primeira vez num salão de cabeleireiro para fazer um relaxamento ou alisamento, você não sente um friozinho na barriga? E é natural. Afinal, por não conhecer bem os profissionais que trabalham no local, fica difícil escolher aquele que vai acertar em cheio e deixar o seu cabelo com aspecto bonito, macio e saudável, não é ? Mas, com uma boa pesquisa e um pouco de paciência, você pode encontrar o salão dos seus sonhos. É só se guiar com as dicas de alguns cabeleireiros famosos.

A ESCOLHA

O que vai determinar se "aquele" é o salão dos seus sonhos é a primeira visita. Essa é uma excelente oportunidade para você explicar exatamente o que deseja e deixar bem claro quais são suas expectativas em relação ao tratamento. Com isso, o profissional poderá avaliar se tem condições de atender seus desejos, enquanto você observa o seu grau de conhecimento e a sua disposição em informá-la sobre cada detalhe do que é possível fazer no seu cabelo.

A VISITA

Marque uma hora e chegue com alguns minutos de antecedência. "Sinta" o ambiente do salão, que deve ser amplo, bem iluminado e arejado. Você pode seguir a indicação de uma amiga ou de alguém que tenha os cabelos bem tratados em determinado salão ou escolher o local em anúncios com boa produção. O importante é ter referência sobre a qualidade do trabalho daquele profissional e analisar se ele gosta do que faz, se é atencioso e se demonstra segurança em lidar com cabelos crespos.

PERGUNTE TUDO

Antes de mais nada, pergunte quais linhas de produtos ele usa. Saiba que esse é um direito seu e o dever de um profissional é prestar todas as informações solicitadas, prontamente. Os mais indicados para alisamento e relaxamento são os formulados com guarnidina e hidróxido de cálcio, componentes químicos que não danificam os fios. Procure explicar com clareza como você quer que o seu visual fique. Dependendo da quantidade de produtos aplicados e dá intensidade da massagem, o cabelo pode ficar com os fios encaracolados ou alisados.

NÃO ESCONDA NADA

Informe seu histórico químico : que medicamentos toma, os tratamentos feitos no cabelo nos últimos meses, se está grávida, amamentando, coisas assim. Dependendo do caso, o profissional pode optar por adiar o relaxamento ou alisamento, para não comprometer sua saúde. Os melhores salões são aqueles em que os dados pessoais e histórico químico do cliente são cadastrados para controle periódico.

MANUTENÇÃO

Informe as marcas de xampu, condicionador e cremes que aplica nos cabelos normalmente e verifique se poderá continuar a usá-los. Caso haja necessidade de mudança, não hesite em adquirir os produtos indicados. Procure saber com que freqüência terá de voltar a fazer hidratação no salão e como você deve cuidar dos cabelos em casa. A relação cliente - cabeleireiro é muita parecida com a relação paciente - médico. Se você não seguir à risca as recomendações, estará comprometendo o sucesso do tratamento.

COMBINA COMIGO?

Antes de se decidir, saiba que cada cabelo tem sua própria textura e, muitas vezes, o resultado pode ser diferente do que você deseja. Procure saber com antecedência se sua expectativa será atendida, para não se decepcionar depois. Juntos, você e o cabeleireiro podem descobrir um estilo próprio, levando em conta sua idade, ritmo de vida e jeito de ser.

EXIJA O TESTE

Agora que você já está se sentindo mais segura em relação ao profissional, verifique se ele vai testar sua pele e seu couro cabeludo, para saber se são alérgicos aos componentes químicos do produto escolhido. O teste tem de ser feito em três lugares: dois pontos no alto da cabeça e um no pescoço (bem próximo ao lóbulo da orelha) ou, se preferir, na parte interna do pulso. O produto deve agir por 10 minutos. Após sua retirada, verificá-se o grau de elasticidade dos fios e se a pele apresenta sinais de irritação. Caso haja algum problema, é preciso lavar e hidratar os cabelos imediatamente e recorrer ao dermatologista.

HIDRATAÇÃO

Esse é um capítulo à parte. Se os fios do seu cabelo estiverem danificados ou ressecados, esteja preparada para submetê-los a várias seções de hidratação antes de iniciar o tratamento. Elas devem ser feitas no salão a cada semana ou quinzena (dependendo do quanto o cabelo estiver danificado), com o objetivo de recuperar a força e a beleza dos fios. Outro item importante é o banho de creme, feito semanalmente em casa, com produtos específicos

SEU CABELO É CRESPO OU CACHEADO?

Está nos outdoors, nas ruas, nas passarelas. Hoje o mundo abre os olhos para a verdadeira beleza que reside na valorização das múltiplas culturas, etnias e estilos.
Nesse contexto, os cabelos crespos e cacheados, predominantes entre os brasileiros, vêm ganhando destaque. No entanto poucas pessoas sabem a diferença entre um e outro.
"Isso porque, basta ter um pouco de volume que a pessoa classifica seus próprios cabelos como crespos. Reconhecer o seu tipo real é importante para a busca de produtos adequados, que atendam às necessidades específicas dos fios", explica Ricardo Cassolari, proprietário do salão L`Autre Femme e consultor para cabelos da Natura.

NOTÁVEIS DIFERENÇAS

As diferenças entre cabelos crespos e cacheados são significativas. A principal delas é que os crespos nascem espiralados desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, por conseqüência, muito mais secos. Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós.
"Os cabelos crespos tendem a arrepiar com mais facilidade e apresentar um volume excessivo, principalmente em condições adversas de umidade", explica Cassolari.
Já os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio, por isso tendem a ser menos ressecados que os crespos. "Conhecer a diferença evita que se use produtos indicados para cabelos crespos nos cacheados, pois os fios podem ficar opacos e sem movimento. E vice-versa, pois os cabelos crespos, tratados erradamente, não terão a hidratação adequada para controle de volume e definição", explica Cassolari.

CUIDADOS COM OS CACHOS

Apesar das diferenças, o cuidado diário dos cabelos crespos e cacheados são bem semelhantes. Ricardo Cassolari ensina como cuidar de seus cachos.
Lave os cabelos com shampoo indicado para seu tipo de cabelo, massageando suavemente e evitando usar água muito quente.
Enxágüe bem os fios e, em seguida, aplique o condicionador, também massageando suavemente.
Enxágüe bem, novamente, para remover o condicionador.
Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.
Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. "Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento".

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

Cabelos crespos e cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.
Indica-se também a aplicação de uma máscara de tratamento intensiva, semanal ou quinzenalmente, conforme a necessidade do cabelo crespo ou cacheado.
O corte regular evita o ressecamento dos fios.

CABELOS CRESPOS

Leia a entrevista concedida pelo consultor cabeleireiro Ricardo Cassolari à Natura e aprenda cuidar dos cabelos crespos.

POR QUE OS CABELOS CRESPOS SÃO MAIS RESSECADOS E POSSUEM MAIOR VOLUME?

Os cabelos crespos nascem espiralados desde a raiz, dificultando a migração da oleosidade natural dos cabelos da raiz até as pontas. Isso os torna mais ressecados e volumosos. A única maneira de compensar essa falta de proteção natural é investindo em shampoos e condicionadores específicos, como os produtos de Natura Hidraplant, que proporcionam hidratação intensiva aos fios, controlando o excesso de volume.

OS CABELOS CRESPOS ALISADOS, TRATADOS QUIMICAMENTE, PRECISAM DE CUIDADOS DIFERENTES?

Sim. Os cabelos tratados quimicamente devem ser tratados com produtos da linha Vitaplant. O Hidraplant foi desenvolvido para quem mantém os cabelos “in natura”.

POR QUE OS CABELOS CRESPOS SÃO MAIS QUEBRADIÇOS?

Porque sua espessura varia ao longo do fio, ficando ora mais grossa, ora mais fina, tornando-os menos resistentes à tensão.

POR QUE OS CABELOS CRESPOS SÃO MAIS OPACOS?

Porque sua superfície irregular (espiralada) dificulta a reflexão da luz.

QUANDO O CREME PARA PENTEAR SEM ENXÁGÜE DEVE SER UTILIZADO?

O creme para pentear é um tratamento de uso diário, que pode ser aplicado nos cabelos úmidos, facilitando o desembaraço dos fios, e reaplicado a seco quando necessário, proporcionando um tratamento intensivo. Os cabelos ficam mais hidratados, macios e com menos volume.

QUAIS AS DICAS PARA QUEM TEM CABELOS CRESPOS?

Um conselho precioso para evitar fios arrepiados e armados é o de manter escovas, pentes e dedos longe dos cabelos quando estiverem secos. O atrito entre os fios gera eletricidade. Isso faz com que os cabelos armem e arrepiem, portanto, evite penteá-los a seco.
Para manter intacta sua estrutura, o ideal é penteá-los quando ainda estiverem úmidos. Desembarace-os cuidadosamente iniciando das pontas até chegar à raiz. O Creme para pentear é um grande aliado dos cabelos crespos. Aplique o produto e desembarace os fios com as mãos ou com um pente de dentes largos. Para pentear os cabelos ao acordar, uma dica é borrifar os cabelos com água e modelá-los com as mãos.
Na hora de lavar, massageie o couro cabeludo suavemente com a ponta dos dedos, para ativar as glândulas sebáceas, que produzem o óleo natural dos cabelos. O condicionador é obrigatório, pois anula a eletricidade estática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Retire totalmente o condicionador.
Não os enxugue vigorosamente. Pressione a toalha suavemente para simplesmente absorver o excesso de água. Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios armem e arrepiem. Quem tem pressa pode usar secador com difusor, mas da maneira certa: o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca ao contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminuir.
O corte também ajuda a controlar o volume dos cabelos. Se os fios que ficam por baixo forem repicados na raiz, é possível diminuir 50% do volume. Mechas mais longas na superfície e na franja também impedem que os fios armem. A cada três meses, cortar as pontas é compromisso inadiável. O fio crespo é mais frágil e quebra com maior facilidade

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CABELOS CRESPOS E CACHEADOS?

Os cabelos crespos nascem espiralados desde a raiz, enquanto os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio.

fonte: portal sao francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário