sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Prurido

Prurido (do latim "pruritu") é a sensação desagradável de coceira intensa que produz no indivíduo a necessidade de se coçar e friccionar a pele para obter alívio. O prurido é, sem dúvida, um dos problemas dermatológicos mais comuns; as terminações nervosas responsáveis pela sensação de coceira estão localizadas na pele, mucosas e córnea e apresentam um formato semelhante a uma escova. O prurido também é conhecido popularmente como comichão. 

As causas para o problema podem ser várias; na maioria dos casos a sensação de coceira é provocada por uma doença cutânea primária, como por exemplo: urticária, dermatite atópica, dermatite alérgica e de contato, entre outras. Em alguns casos, apenas o contato com substâncias irritantes já é capaz de causar a coceira. O prurido também pode ser causado por uma doença sistêmica (que afeta todo o corpo), incluindo as doenças hepáticas, a insuficiência renal, os linfomas, as leucemias e outras doenças do sangue. Além de todos esses fatores, a sensação de coceira intensa também pode ser desencadeada por certos tipos de medicamentos (morfina, antibióticos, aspirina, etc.). 

Geralmente, o prurido é relatado com maior intensidade no período da noite; talvez isso ocorra pelo fato de que durante o dia, a pessoa se distrai com outras atividades. A reação natural à coceira, o ato de coçar, pode irritar a pele ainda mais: Quando o indivíduo coça sua pele, ele faz com que suas células liberem mais histamina, acentuando o sintoma de coceira intensa. Além disso, o ato de coçar pode causar o aumento da espessura da pele e a formação de cicatrizes. 

Encontrar a causa e eliminá-la consiste na forma de tratamento para o prurido. O uso de anti-histamínicos pode ser bastante útil. Além disso, substâncias calmantes, como mentol, cânfora ou camomila também são indicadas.


fonte: escola brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário